Olá queridos leitores!

A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma obstrução total ou parcial de um vaso pelo desenvolvimento de um trombo (coágulo), cuja formação é explicada pela Tríade de Virchow: Estase venosa (imobilidade, repouso, varizes), Hipercoagulabilidade (trombofilías, neoplasias, gravidez, anticoncepcional) e Lesão Venosa (trauma, lesão tecidual, inflamação). Os principais sinais e sintomas são: dor em membros inferiores (mais ocometidos), dor à palpação, edema, cianose, rubor (vermelhidão), pode apresentar aumento da temperatura e aumento da consistência muscular.
A formação do coágulo geralmente ocorre na panturrilha (50%). A TVP é considerada uma grande causa de morbidade e mortalidade nos pacientes hospitalizados. Além disso, outros fatores de risco estão associados como:
- Hipercoagulabilidade (genético);
- Idade acima de 40 anos;
- Imobilidade e Síndrome da Classe Turística (viagens longas);
- Obesidade;
- Varizes;
- Procedimento cirúrgico;
- Anestesia geral;
- Infecção;
- Neoplasias;
- Fraturas;
- Insuficiência Cardíaca e Infarto Agudo do Miocárdio;
- Gravidez;
- Anticoncepcional.
No caso desta paciente, o principal hipótese é que a TVP foi desencadeada pelo uso do anticoncepcional, porém o fato de ter viajado recentemente e ter ficado muito tempo sentada, pode ter contribuído para o desenvolvimento do trombo.
O diagnóstico é clínico e o sinal de Homans (dor na panturrilha quando se faz dorsiflexão do pé) positivo deve prontamente atentar para a confirmação de TVP. Porém, a maioria dos trombos na panturrilha podem ser assintomáticos, assim se faz necessário a confirmação por exames laboratoriais (Dímero-D) e de imagem (Dúplex scan ou Ultrassonografia com doppler).

Então, como prevenir?
- O método mais simples é realizar exercícios físicos regularmete.
- Já os pacientes pós-cirúrgicos devem andar o quanto antes (24-48h), se não for possível, podem utilizar aparelho de compressão pneumática intermitente, devem evitar ficar sentados muito tempo, a posição de trendelemburg ajuda no retorno venoso e se recomendado, podem utilizar meias eláticas.
- O método farmacológico pode ser empregado em pacientes de risco moderado e elevado.
No caso desta jovem, devemos pensar em suspender o uso do anticoncepcional e orientá-la a utilizar outro método contraceptivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário