domingo, 4 de novembro de 2012

Bate-papo: Coisas da Medicina!

Olá queridos e queridas,

Como vocês estão? Minha última semana foi um "mix" de sensações! Realmente a medicina mexe com a gente, cada dia uma história diferente, um choque de realidade... Sem contar sobre as nossas próprias dúvidas e decisões. Vocês devem estar pensando: "Que papo de doido é esse?! Não entendi nada" (risos). Vou dividir um pouco com vocês sem faltar com a ética profissional, ok?!


Atendi uma adolescente na obstetrícia (sim, ela está grávida) que me tirou o sono literalmente. Ela sofreu abuso sexual e está com 22 semanas de gestação. Não vou detalhar o caso para vocês, mas já adianto que ela não quer a criança. Acredito que o apoio da família (ela tem) e o auxílio da psicóloga a ajudarão de alguma forma.


Outro caso que aconteceu na mesma semana, uma mulher adulta já, relata durante uma consulta ginecológica que foi abusada aos 6 anos de idade. Hoje, ela toma remédios controlados para depressão e síndrome do pânico. Além disso, após uma conversa, percebi que ela tem problemas com o marido em casa. 

Depois disso tudo, vou dar uma dica, nunca julgue um paciente sem buscar entendê-lo antes ou sem ouví-lo. Pode ter certeza, que na maioria das vezes, tem algo muito sério por trás de atitudes consideradas "diferentes" (cabeça sempre baixa, remédios controlados...).

Mudando de assunto... 


Citei sobre nossas próprias dúvidas no primeiro parágrafo, pois bem, como vocês sabem estou com uma "pontinha do pé" no internato (ai que medo!) e minha cabeça tenta controlar a ansiedade, mas está ficando difícil (risos). Na verdade, estou preocupada mesmo é com a residência, já que escolhi uma das mais concorridas, a dermatologia! Está bem, calma, calma...Tudo tem seu tempo, um passo de cada vez. Coisas da medicina...

Até mais :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...