quinta-feira, 8 de março de 2012

A Mulher e a Medicina!

Olá pessoal!

Hoje, no Dia Internacional da Mulher, a homenagem do blog será para as mulheres que lutaram para conquistar seu espaço na área médica.

A primeira brasileira a frequentar a Faculdade de Medicina no Brasil foi Rita Lobato Velho Lopes (foto abaixo) em 1883 no Rio de Janeiro, transferiu para Faculdade de Medicina da Bahia em 1885, onde diplomou-se em 1887, com a tese A Operação Cesariana. Clinicou até 1925. Foi eleita vereadora em 1935. Faleceu em 1954 aos 87 anos.


Na Idade Média as mulheres que se envolviam com a medicina eram consideradas representantes de Satã, então deveriam morrer na fogueira.

No Renascimento as mulheres eram reperesentação de beleza, procriação e virtude, mas não do intelecto.

No Século XX (Primeira Guerra Mundial) As mulheres se inseriram de forma legítima na sociedade, com a necessidade de substituição daqueles que foram convocados para a guerra. Porém, as médicas receberam menos honrarias e eram menos aceitas. Dedicaram-se à formação de enfermeiras e foram aceitas para atuar no espaço da sáude.

Na Segunda Guerra Mundial, obtiveram mais oportunidades de agir junto ao corpo médico masculino e atuaram na resistência, aeronáutica e no atendimento de urgência.


Na Sociedade Industrial com a intensa transformação cultural, os movimentos sociais e políticos impulsionaram as mulheres para as universidades públicas em busca de um projeto de vida profissional e não apenas doméstico.

Na década de 80, as mulheres sofriam muito preconceito na área profissional, recebiam funções repetitivas e fariam carreiras mais longas (mais tempo para subir de nível) que os homens, a explicação era que a mulher tinha jornada dupla, além de trabalhar deveria cuidar do casamento e filhos.

Hoje, as mulheres continuam lutando, afinal boa parte da sociedade ainda é machista. Mas já conquistamos muito, graças à essas mulheres que não aceitaram e que até hoje não aceitam o preconceito contra a classe feminina.  E as mulheres são a maioria em muitas Faculdades de Medicina no Brasil. PARABÉNS MULHERES!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...