sexta-feira, 9 de março de 2012

Dengue: O que devemos saber?

Olá Pessoal!

Entra ano, sai ano e a gente sempre ouvindo falar de como prevenir a proliferação do mosquito da dengue. As campanhas não deixam a gente esquecer e realmente toooodo ano devemos ter esse cuidado, mas tem uma turminha esquecendo o dever de casa...

Os números de casos no Brasil diminuíram em relação ao ano passado. No entanto, o meu estado, Mato Grosso é uma das 6 localidades do país onde as notificações de dengue cresceram consideravelmente, na relação está Sergipe, Tocantins, Pernambuco, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Aqui em MT já tem 5,5 mil casos registrados neste ano (2012).

Existem 2 formas clinicas da doença:

  • Dengue Clássica: Os sintomas são dor muscular, dor nas articulações e atrás dos olhos (que piora aos movimentos destes), febre alta, cefaléia, prostração, náuseas, vômitos e também pode apresentar manchas vermelhas pelo corpo (exantema). De maneira geral é semelhante a gripe. Geralmente, os sintomas duraram de 3 a 7 dias e depois regridem.
  • Dengue Hemorrágica: As manifestações iniciais são as mesmas da dengue clássica, porém depois que a febre começa a cessar, no terceiro dia, os sinais de hemorragia aparecem (sangramento nasal, gengival, petéquias...), dor abdominal forte e contínua, pele pálida, fria e úmida, pulso rápido e fraco. Podendo evoluir para a Síndrome do Choque associado à dengue que ocorrem alterações neurológicas, sintomas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

O diagnóstico pode ser confirmado após a história clínica e exames laboratoriais (hematócrito, contagem de plaquetas, leucograma e sorologia). Como disse meu professor (Infectologista), quando têm sintomas característicos com leucopenia e plaquetopenia, é sugestivo de dengue. A sorologia é importante para confirmar se teve mesmo contato, mas o exame só confirma a doença após 5 dias do inicio dos sintomas, ou seja, na fase em que o paciente já está praticamente curado. 

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrendo plaquetopenia (<100.000 mm3) e hemoconcentração (aumento de pelo menos 20% nos valores habituais do hematócrito) com ou sem presença de manifestações hemorrágicas expontâneas ou induzidas, considera-se o paciente portador de dengue hemorrágico.

O tratamento da dengue é sintomático com analgésico e antipirético (exceto AAS), hidratação e repouso. No caso de dengue hemorrágica grave o paciente deve ser hospitalizado para monitorização.

Portanto pessoal, vamos prevenir! E se aparecerem esses sintomas, procure o médico, nada de auto-medicação. Até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...