terça-feira, 24 de abril de 2012

Evite o Câncer do Colo do Útero!!!

Olá pessoal!
Esses dias encontrei um panfleto sobre a Prevenção do Câncer do Colo do Útero que dizia "Não deixe que essa doença afete quem você ama! Fale com sua mãe, sua filha, suas amigas...". Na mesma hora pensei em escrever sobre o assunto no blog, assim todos meus leitores ficam informados e ajudam a cuidar das mulheres que tanto amam, pacientes ou não. Afinal, esse é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo, só perde para o Câncer de Mama!!! E como prevenir???

O Câncer do Colo do Útero pode atingir mulheres de todas as idades e, como o principal responsável é o HPV - Papiloma Vírus Humano (em 99,7% dos casos), as mulheres após o início da vida sexual vivem o risco de adquirir essa infecção no colo uterino, que pode evoluir ou não para um câncer.

Cuidado! Essa doença, geralmente, não apresenta sintomas na sua fase inicial, porém quando está localmente invasivo, o principal sintoma é o sangramento.

Existem vários sorotipos do HPV, alguns são considerados de baixo risco (para câncer), mas causam verrugas genitais, lesões de carater benigno e transitório, e outros são considerados de alto risco (oncogênicos), ou seja, podem causar câncer. O HPV é transmitido sexualmente e mesmo que não ocorrer penetração, só com o contato, pode sim acontecer a transmissão. O uso de preservativos diminui a possibilidade de transmissão, mas não totalmente. Além disso, existe a possibilidade de ocorrer transmissão por meio de objetos contaminados.

Uma curiosidade, de 50 a 80% das mulheres sexualmente ativas serão contaminadas por um ou mais tipos de HPV durante a vida. Porém, muitas das infecções são transitórias (benignas).

Depois dessa introdução, vamos ao que interessa?! E como prevenir? Basicamente, mulheres sexualmente ativas devem consultar ANUALMENTE um ginecologista, realizar os exames preventivos, como o papanicolau, e retornar para mostrar os resultados (parece lógica, mas tem mulher que esquece! e não retorna!!). Se for diagnosticada alguma lesão, o ginecologista irá orientar essa paciente em relação aos próximos exames e ao tipo de tratamento, pois essas condutas são individualizadas, dependendo do grau, extensão, localização e aspecto da lesão.

Outro método que auxilia na prevenção é a Vacina contra o HPV! Essa vacina está disponível desde 2006 no Brasil, porém não é ofertada pelo governo por enquanto. A indicação da vacina é para pré-adolescentes e mulheres jovens (9 a 26 anos) que ainda não entraram em contato com o vírus. Pergunte para seu ginecologista, que ele irá orientá-la melhor. Lembre-se que mesmo vacinada contra o HPV, a mulher deve continuar a prevenção realizando anualmente os exames preventivos.


Pessoal, infelizmente muitas mulheres acabam "relaxando" com a própria saúde, principalmente as que dependem do SUS. Na clínica médica já atendi uma paciente que estava 17 anos sem ir ao ginecologista, então fiz seu encaminhamento para a Clínica de Ginecologia da própria faculdade (os acadêmicos ou  médicos que puderem ancaminhá-las, facilita o acesso). Vamos prevenir... E Parabéns a todas as mulheres que se cuidam! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...