sexta-feira, 11 de maio de 2012

Aventuras do dia-a-dia: No Pronto Socorro!!!

Oi queridos colegas!


Vocês não vão acreditar, acho que minha curiosidade conspirou para que eu tivesse a oportunidade de conhecer a Fasceíte Necrosante, que eu até já postei aqui! Foi assim... Antes de eu entrar no centro cirúrgico para assistir a uma cirurgia de trauma, a mãe de uma paciente jovem que estava aguardando a cirurgia da mesma, falou: "Vocês conhecem fasceíte nescrosante? É bem rara, eu li na internet." Meu olho até bilhou na hora (como o do desenho ao lado, rs.). Então, ela mostrou aqueles nódulos subcutâneos endurecidos e escuros na região posterior da perna esquerda, muito diferente do que eu imaginava. A provável causa foi um trauma, pois ela caiu da gangorra recentemente. E melhor, assisti a cirurgia, que foi bem rápida.

Como eu falei, ontem fiquei a maior parte da aula no centro cirúrgico para assistir a uma cirurgia de trauma. A paciente tinha aproximadamente 35 anos, foi trazida pelo SAMU após acidente de moto e ela apresentava uma fratura exposta na perna direita (fratura de tíbia), a classificação segundo o cirurgião era do tipo IIIB. Foi a primeira vez que eu vi uma fratura exposta e uma cirurgia de trauma, que "teve direito" a furadeira e fixador externo (nada agradável de ver).

A foto  abaixo não é da paciente que vi, mas ficou mais ou menos assim...


Pessoal, mudando um pouco de assunto... Como é incrível a quantidade de acidentes de moto que vemos diariamente, não é mesmo?! Acho que quando passo uma tarde no PS, vejo pelo menos 5 pacientes acidentados por moto, uns só com escoriações e outros mais graves, com fratura exposta, contusão pulmonar-pneumotórax, ruptura do fígado e TCE grave. Deveria ter uma campanha do governo contra as motos, incentivando a compra de outros meios de transporte através de incentivo fiscal, finaciamento... ou com melhores meios de transportes coletivos, assim garanto que diminuiria os custos de saúde com esses pacientes e melhoraria a qualidade de vida de muitos, que é o mais importante!

Em breve postarei sobre Obesidade e Cirurgia Bariátrica :) Até mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...