quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sepse x SIRS x Choque Séptico... Qual a diferença?

Olá pessoal!


Essa semana vi, pela primeira vez, uma PCR (Parada Cardio-Respiratória) no Pronto Socorro. A paciente tinha 80 anos, evoluiu para Sepse após uma ITU (Infecção no Trato Urinário). Falando em Sepse... Qual a diferença entre Sepse, SIRS (Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica) e Choque Séptico?

Sepse, Choque séptico e Disfunção de múltiplos órgãos são as maiores causas de morte em pacientes de UTI. Assim, por se tratar de uma doença com alta prevalência mundial e com elevada taxa de mortalidade, em 1991 foi realizada um Conferência de Consenso de Sepse para padronizar as definições e aprimorar o diagnóstico. Dessa forma, foram definidos os seguintes termos:

SIRS (Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica) é a resposta do organismo a um insulto variado, como: Trauma, Pancreatite, Grande Queimado, Infecção Sistêmica. Com a presença de pelo menos 2 dos critérios abaixo:
  • Temperatura Corporal:  > 38ºC ou <36ºC;
  • Frequência Cardíaca:  > 90bpm;
  • Taquipnéia: Frequência Respiratória > 20irpm ou PaCO2 < 32mmHg;
  • Leucócitos: > 12.000 cel/mm3 ou < 4.000 cel/mm3 ou presença de >10% de formas jovens (bastões).
Sepse: Quando a SIRS é decorrente de um processo infeccioso comprovado.

Sepse Grave: Sepse com presença de hipoperfusão tecidual ou disfunção orgânica, como acidose lactica, oligúria, alteração no nível de consciência ou hipotensão arterial (Pas < 90mmHg).

Choque Séptico: Quando a hipotensão ou hipoperfusão induzida pela sepse é refratária à reanimação volêmica adequada. Apresenta baixa resistência vascular periférica.

A Falência de múltiplos órgão varia desde disfunção leve a falência total do órgão. Essa alteração na função orgânica não mantem a homeostasia sem a intervenção terapêutica. Geralmente são usados como parâmetros os sistemas: pulmonar, cardiovascular, renal, hepático, neurológico e a coagulação.

Por fim, apesar de existir limitações em relação a esses critérios, eles estão sendo validados em vários estudos, assim são matindos para nos auxiliar a chegar rapidamente ao diagnóstico. Até mais...


3 comentários:

  1. Só um adendo:

    * Sepse: Quando a SIRS é decorrente de um processo infeccioso comprovado (OU PRESUMIDO)

    ResponderExcluir
  2. Essa semana minha neta prematura faleceu devido a um choqe septico,,,perdemos ela para essa infecçao terrivel.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...