domingo, 6 de maio de 2012

Curiosidade: Por que evitar tirar a cutícula da unha?!

Olá queridos leitores!

O assunto de hoje é mais descontraído, mas importante, já que no Brasil temos o costume de tirar a cutícula da unha, que é uma barreira de proteção. Quando minha amiga sugeriu este tema, pensei "acho que todo mundo já sabe", mas comecei a pesquisar se eu encontrava algo diferente... E no final das contas, fiquei com um certo receio de continuar fazendo as unhas no salão (risos).

Já foi muito divulgado sobre o risco de transmissão da hepatite B e hepatite C nos salões de beleza ao fazermos as unhas, não é mesmo?! Então, a orientação é cada um levar seu próprio alicate e utensílios (lixa, palito...). Afinal, nem todos os salões se preocupam com a esterilização correta dos materias e aquele palito de madeira é ótimo para transmitir micose (onicomicose).

Ao tirar a cutícula, abrimos uma porta de entrada para infecções (bactérias, fungos...). Nós da área da saúde devemos evitar tirar a cutícula ou só tirar o excesso, pois entramos constantemente em contato com secreções e estamos diariamente em ambientes contaminados, apesar de usarmos os EPIs (equipamento de proteção individual). Além disso, a unha fica mais fraca ao longo do tempo se retirarmos frequentemente essa camada de proteção.
Ao ler uma pesquisa realizada em salões, me chamou atenção o fato de que raras manicures utilizam luvas durante seu trabalho. Nessa pesquisa algumas delas apresentaram sorologia positiva para hepatite B (9%) e hepatite C (5%). Está certo que elas não transmitirão hepatite por pegar na nossas mãos, exceto se o sangue dela (ferida ou corte) entrar em contato com o nosso (ao tirar um "bife"). Porém se ela está agredindo nossa cutícula ou até mesmo tirando um pedaço do nosso dedo ("bife") e a mão dela está sem lavar (contaminada), podemos entrar em contato com microrganismos e desenvolver uma infecção local, mas isso também depende do nosso sistema imunológico. Concordam?!

Por tudo isso, estou pensando seriamente em só "empurrar" a cutícula ou usar aqueles removedores líquidos ou em creme (risos). Alguém conhece algum removedor bom???

Pessoal, fiquem à vontade para complementar o post comentando aqui embaixo. Até mais :)




Um comentário:

  1. Difícil decisão, uma unha bem feita também é imagem de higiene, ainda a gente que trabalha com saúde, mas acho que a gente deve ser exemplo de saúde, então vamos deixar as cutículas ou cuidar nos mesmos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...