terça-feira, 20 de novembro de 2012

Aleitamento Materno é Tudo de Bom: Parte 3!

Olá pessoal,

Continuando nosso Projeto: Aleitamento Materno é tudo de bom... O assunto deste post será sobre a técnica correta de amamentação. Esse tema é importante para as mulheres que estão ou que irão amamentar e, claro, para todos os profissionais da área da saúde, afinal sempre devemos estar preparados para orientar essas pacientes.

Vocês sabiam que a má pega, ou seja, a técnica incorreta pode trazer consequências para a mãe e para o bebê? Algumas delas são:
  • Fissuras mamilares e até mastite (infecção bacteriana na mama);
  • Ingurgitamento mamário, que também gera mastite e abscessos na mama;
  • O bebê tem dificuldade de retirar o leite, assim não ganha peso e mama com mais frequência;
  • O bebê não desenvolve bem a mandíbula;
Notaram a importância de uma técnica correta na hora da amamentação?! Então, vamos aprender no que consiste essa técnica...
A mãe deve estar em uma posição confortável, o bebê bem apoiado com a cabeça mais alta que o troco, mas alinhada com o corpo. A cabeça do bebê se apoia no braço da mãe e a mão da mãe apoia a nádega do bebê.

A boca do bebê deve estar bem aberta, de forma que abocanhe todo o mamilo e quase toda a aréola. Ficando visível mais aréola acima da boca do bebê, o lábio inferior invertido, o queixo toca a mama e a narina fica livre.

 "Olho no olho" e "barriga com barriga". 
A mãe pode observar a movimentação da mandíbula e ver ou ouvir a deglutição.

A mãe pode apoiar a mama de maneira que a aréola fique livre, não sendo recomendado que a mãe apoie com os dedos em forma de tesoura, pois pode servir de obstáculo para a boca do bebê.

A mãe deve estar tranquila e não sentir dor. Afinal, esse é um momento prazeroso para a mãe e para seu bebê, onde há troca de olhares e carinhos. Se a aréola estiver tensa e a mama estiver dolorida porque está muito cheia, a mãe deve retirar manualmente um pouco de leite antes de oferecer a mama para seu bebê.

No próximo post, irei falar sobre os benefícios da amamentação para a mãe. Até mais :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...