quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Preconceito X Ponto de Vista sobre o Dermatologista!

Olá queridos e queridas!

Já tem um tempinho que estou com vontade de desabafar com vocês (agora vou falar, pronto!). É sobre o "preconceito"de algumas pessoas sobre o profissional dermatologista! Muitas piadinhas sem graça, sabe?! Eu que sei!

Pois é, mesmo pessoas bem informadas, às vezes, tem um conceito errado sobre dermatologista ou tem aquela pontinha de inveja por não ter feito essa residência, não sei explicar!  Alguns criam a fígura de um(a) profissional "cheio(a) de frescuras", todo arrumado(a) que trabalha com beleza o dia todo, cuidando da pele de mulheres fúteis e produtinhos com promessas milagrosas. 
 Você também pensa assim? (risos).
Então, vou contar um pouco sobre meu ponto vista frente à dermatologia para vocês.

Bem, o nome já diz "estudo da pele". Durante a faculdade de medicina estudamos, superficialmente, sobre algumas doenças de pele e percebi, que ou o acadêmico AMA ou acha uma chatisse (estou mentindo? rs).

Eu, particularmente, fiquei completamente A-P-A-I-X-O-N-A-D-A pela dermatologia depois de um estágio nas férias (saiba mais aqui!) que não vi nada de "beleza" e, sim, o quanto uma doença de pele afeta a vida de um ser humano, desde ter que enfrentar o preconceito das pessoas até conviver com o sentimento de inferioridade por causa da aparência. O melhor, vi o quanto as pessoas ficavam gratas e felizes depois do tratamento. 

Outra coisa interessante na "dermato" é que a maioria das doenças são diagnosticadas sem exames complementares, ou seja, na mesma consulta o dermatologista examina, diagnostica e indica o melhor tratamento. 
Para isso, é importante estudar muuuuito, realmente saber o que está fazendo e viver sempre se atualizando. Ah! Saber clínica médica é fundamental, pois existem doenças sistêmicas que se manifestam na pele, unhas e couro cabeludo.

Na área da cosmiatria (voltada para área estética) as novidades são diárias, até porque é uma área que está crescendo e envolve interesse de muitas pessoas, tanto por parte de pacientes quanto de indústrias, afinal a 'bela aparência", ou melhor, a "busca pela perfeição" está super mega em alta e os investimentos dessa busca, muitas vezes, não são poupados.

 Nota-se que são pacientes exigentes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...