sábado, 25 de maio de 2013

Revalida SIM!!!

Olá queridos leitores,

O dia 25 de maio de 2013 foi marcado pela Manifestação: Revalida Sim! Onde médicos e estudantes de medicina foram às ruas de todo Brasil protestar a favor da prova que avalia a aptidão profissional de médicos estrangeiros ou que cursaram medicina fora do país para atuarem como médicos no nosso país.

Nossos governantes alegam falta de médicos no país, já que no interior não há médicos mesmo com ofertas tentadoras de salários. A realidade é muito diferente, os médicos estão "mal distribuídos" pelo Brasil e muitos preferem não trabalhar no SUS e no interior. Para quem está presente no dia-a-dia da saúde pública, sabe definir muito bem os motivos. 

Todos os fatos que irei citar aqui foram eventos que vivenciei ou ouvi relatos de colegas próximos... O Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta definições e objetivos espetaculares no papel, só no papel, infelizmente, coisa que o estudante de medicina logo percebe ao inciar os estágios. Faltam condições básicas de trabalho, como materiais, medicamentos, exames de imagens e laboratoriais, leito na enfermaria para todos. Quantas vezes vi...
  •  O professor prescrevendo plasil ou tramal no serviço e informarem "está em falta hoje"; Indicar uma terapia medicamentosa mais eficaz para aquele paciente, mas a rede SUS não disponibiliza, então ele insatisfeito prescreve "o que tem"; Ou regulando material de sutura, um à um, para poder atender todos os pacientes, pelo menos daquela tarde.
  • Pacientes culpando o médico pelo atendimento precário, pela demora dos exames, pela falta de leito na enfermaria, por não saber responder quando será a cirurgia ou pela burocracia. Soube de colegas agredidos e outro até morto por paciente, já que muitos transferem a responsabilidade de um sistema que não "vai para frente" para o médico. É um absurdo!
  • Colegas que foram para o interior em busca de oportunidade e um ótimo salário, onde encontraram precariedade e falta de pagamento salarial até mesmo no primeiro mês.
Obviamente um médico que trabalha sob condições precárias, há mais chance de ter pacientes com resultados insatisfatórios do que o da rede privada. Assim, médicos do SUS estão mais suscetíveis à processos! 

Além disso tudo, nossos governantes desejam "tampar o sol com a peneira" e claro, se beneficiarem com "politicagens" em vez de RESOLVER o mal da saúde pública: Corrupção, falta de estrutura e condições precárias de prestação de serviço à saúde da população, falta de hospitais... Prefere trazer médicos estrangeiros em massa (sem avaliação alguma) para atuar em um país com uma epidemiologia diferente (desconhecida?) e ainda "sem" estrutura. 

Hoje ouvi o relato de uma professora que para ter permissão para atuar como pediatra no Líbano foi avaliada da seguinte maneira: Prova objetiva com 180 questões para ser respondida em 3 horas (1 minuto por questão) e uma banca para a avaliação oral com 2 médicos americanos, 2 médicos franceses e 2 médicos libaneses. Para atuarmos nos outros países precisamos ser aprovados através das avaliações rígidas e para atuar no Brasil, todos terão acesso livre?!

Acorda Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...