segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Residência Médica! Como se preparar?

Oi pessoal!

Durante todo o curso de medicina, muitos acadêmicos (inclusive eu!) têm dúvidas sobre o que fazer depois da graduação... Fazer residência ou especialização? em que? onde? Isso é normal e muitos colegas dizem decidir qual especialidade seguir lá pelo ultimo ano... Enquanto isso, porque não se preparar para a prova de residência durante a faculdade?! Existe vários cursinhos preparatórios para a prova, mas não estou falando disso...

Olhei alguns editais de prova de residência médica e as maneiras de seleção diferem uma das outras. Na UFMT os candidatos são selecionados com uma prova teórica na fase 1 (peso 9) e na fase 2 com a análise curricular (peso 1). A UFMS seleciona os candidatos para acesso direto, por exemplo, com prova teórica (peso 5), teórico-prática (peso 4) e análise curricular (peso 1). Na UFRJ os canditados fazem prova teórica e uma prova oral. Na UFPR tem 3 fases: teórica, oral e análise curricular. Então, quem já sabe onde quer prestar a prova, vale a pena acompanhar os editais e ver a forma de seleção para se preparar.

Na UFMT e UFMS encontrei uma tabela com o peso de cada ítem analisado no currículo, vale a pena entrar nos editais Edital UFMT  Edital UFMS e ver o que eles mais valorizam. Apesar de contribuir para 10% da nota, a análise curricular pode ajudar muito na conquista da vaga, já que são poucas e a concorrência é elevada.

No geral eles avaliam participação em pesquisa de Iniciação científica, artigos publicados, apresentação de trabalhos em congressos, participação em  eventos científicos da área médica, em ligas e em monitorias, conhecimento da lingua inglesa e estágio voluntário.

Hoje, as especialidades mais concorridas são: dermatologia, oftalmologia, radiologia e neurocirurgia. Então, vamos caprichar nas atividades extra curriculares?! Até mais...

3 comentários:

  1. Amiga, mto bom! Adorei, parabéns pelo post e obrigada pelas dicas! bjooo

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!!! Obrigada pela sugestão amiga ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu estou amando seu blog! Eu só tenho 16 anos, mas já tenho certeza que quero fazer medicina! :) Inclusive já vou começar a me preparar e fazer uma prova para a UFJF! Seu blog tem me ajudado demais!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...