terça-feira, 25 de junho de 2013

"Dilma, valorize os profissionais que cuidam do seu POVO!"

Olá queridos leitores!

Hoje o assunto é muito sério. Muitos de vocês estão acompanhando as manifestações em todo nosso país. Sim, o "gigante acordou", nós, cidadãos brasileiros, unidos, fomos e continuaremos nas ruas lutando por um país mais justo!

Os profissionais e estudantes da área da saúde, que tiveram oportunidade de trabalhar, pelo menos um pouco, na rede pública de saúde sabem que o principal problema não é "falta de médico", como nossa presidente quer mostrar.

Sou estudante do 5º ano de medicina e mesmo com pouca experiência na bagagem, já presenciei fatos que acredito que jamais esquecerei. Alguns desabafos fiz à vocês, desde a criação do Curtindo A Medicina, sobre a sensação de impotência em alguns casos. Como a história do menino V.H., 7 anos, que deseja ou desejava ser médico, um ótimo aluno, com ótimas notas e com o diagnóstico de tumor cerebral, o acompanhei por um tempo no Pronto-Socorro, onde aguardava uma biópsia e cirurgia há meses. Desde quando o vi pela última vez, ele estava "aguardando, aguardando", não sei se ele teve chance...

Infelizmente, no SUS, muitas pessoas "perdem a vida" na fila aguardando a liberação para cirurgia, para angioplastia, dificuldade para conseguir o medicamento que faz toda diferença na sua vida... O atrasado da biópsia, a demora para conseguir os exames que atrasam o diagnóstico, que só faz aumentar o sofrimento e, às vezes, diminuir a chance de cura.

Quando nossa presidente falou "contrataremos de imediato milhares de médicos estrangeiros", meu coração acelerou e uma revolta imensa tomou conta de mim. Porque sei que isso é uma falsa solução, afinal as eleições estão se aproximando e os interesses políticos vão além da sua ética como presidente. Porque ela ignorou os esforços de muitos de nossos médicos brasileiros que doam sua vida na luta diária, com um salário péssimo e acompanhada de diversos desafios devido a total precariedade do SUS. Porque ela não está valorizando seu povo, nem médico e nem usuário do SUS, pois precisamos de muito mais que "médicos cubanos" para salvar nosso povo. 

Precisamos de estrutura para conseguirmos agilidade e qualidade no SUS. Incentivar médicos a trabalhar na rede pública também, é claro! Este papo de que no interior falta médico, oferecem 30 mil e ninguem quer, você realmente acredita que ninguem quer??? Eu quero! Quero, também, realmente receber este salário tentador, quero um contrato (não apenas verbal) para continuar na cidade, quero qualidade para meus pacientes, quero sim trabalhar no SUS, mas não "neste" SUS de hoje. Para que? Ver pessoas sofrendo e eu com mãos atadas por falta de estrutura? Para mudar toda minha vida para o "interior", receber só no primeiro mês e voltar com uma mão na frente e outra atrás? Para ser desvalorizada pela presidente após anos de dedicação?

Não podemos deixar "nossa" presidente enganar o povo, muitos realmente acreditam que ela está melhorando a saúde trazendo médicos estrangeiros. Precisamos do apoio dos cidadãos brasileiros para melhorar a saúde, agora é a hora, antes que o "gigante volte a durmir" e nós continuemos a perder pacientes por falta de estrutura, com ou sem médicos cubanos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...