terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Hipertensão Arterial Sistêmica: Riscos e Cuidados!

Olá queridos e queridas,


Vocês conhecem alguém que tem pressão alta? Acredito que muitos de vocês! A prevalência estimada de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no Brasil é em torno de 35% na população adulta e chega até 75% na população acima de 70 anos, pois é uma doença crônica que a prevalência aumenta com a idade.

Sabemos sobre os riscos da hipertensão e que quanto mais alta a pressão arterial (PA) maior o risco de ocorrerem eventos cardiovasculares, como insuficiência cardíaca congestiva, encefalopatia, insuficiência renal progressiva, acidente vascular encefálico, doenças coronarianas... Enfim, tudo que tem alto risco de morbidade, ou seja, que diminui a qualidade de vida do paciente e alta mortalidade.

Por isso tudo, a vontade que eu tenho, é controlar a pressão arterial de todos os pacientes para reduzir esses riscos, inclusive a dos leitores do blog, através de orientações e conscientização.

Dai você se pergunta, mas será que sou hipertenso?! Podemos diagnosticar Hipertensão no consultório após duas medidas alteradas, igual ou maior que 140x90mmHg, em duas consultas diferentes. Exitem exames que podem ser solicitados, como o MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), onde o paciente é avaliado durante 24 horas com um aparelho, para uma avaliação mais detalhada.
Existe um outro, mais simplificado e bastante útil, como o MRPA(Monitorização Residencial da Pressão Arterial), onde orientamos o paciente a preencher uma tabelinha de papel, com a data, os horários e o valores aferidos da pressão arterial, por no mínimo 3 vezes ao dia por 5 dias consecutivos. Como na imagem abaixo:
Na primeira consulta e periodicamente, o paciente hipertenso deve realizar exames laboratoriais e de imagem e, pelo menos uma vez ao ano, o exame de fundo de olho com o oftalmologista.

As orientações gerais para auxiliar no controle da pressão arterial, são:
  • Restrição de sódio, ou seja, do sal (cloreto de sódio), pois "aonde o sódio vai a água vai atrás", aumentando a absorção de água no organismo e aumentando a sobrecarga sobre o coração.
  • Correção da Obesidade, pois essa aumenta o risco cardiovascular.
  • Realizar exercícios físicos regulares, pois diminui a PA através da redução da atividade adrenérgica crônica, aumenta a sensibilidade à insulina e aumenta o colesterol "bom" (HDL).
  • Parar de fumar, reduzir consumo de bebidas alcoólicas e cafeína.
  • Uso regular da medicação, conforme orientação do seu médico.
O importante é manter a pressão arterial dentro do normal (ideal até 120x80mmHg) para evitar complicações cardiovasculares. Para isso o paciente deve seguir corretamente as orientações e fazer uso regular da medicação. Alguns pacientes acreditam que por a pressão estar dentro do normal hoje, não precisa tomar o medicamento, isso não deve acontecer, afinal a pressão está normal com o auxilio da medicação e hábitos saudáveis de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...