segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O Mal das Puérperas Modernas: Baby Blues e Depressão Pós-Parto!

Olá queridos leitores,


Resolvi comentar com vocês sobre um problema muito comum enfrentado pelas puérperas atualmente (mamães de recém-nascidos) e pouco compreendido pela maioria dos que a cercam. Esse mal está cada vez mais comum.

O famoso "Baby Blues" são sintomas de depressão leve que ocorrem após o parto, principalmente por conta das alterações hormonais, cansaço e adaptação à nova vida (que antes era de total independência). Os sintomas são tristeza, choro sem motivo, sentimento de insegurança, mas neste caso, as mulheres costumam cuidar do bebê e se doam muito, deixando até suas necessidades básicas de lado (comer, beber água, se cuidar...). O quadro tende a evoluir para a melhora espontaneamente, mas pode ser necessário medicamentos e apoio psicológico. Pode evoluir para Depressão Pós-Parto.

Já a Depressão Pós-parto, a mulher apresenta sintomas mais graves e a sensação de "solidão emocional" é muito maior. Uma característica comum é não cuidar da criança, mas isso não quer dizer que ela não a ama. Essas mulheres precisam de ajuda de profissionais capacitados como o psiquiatra e o psicólogo. E claro, de apoio familiar que a entenda e a ajude a sair dessa fase aos poucos. Geralmente é o parceiro que faz este papel ou outro familiar.

Hoje eu vejo que tive Baby Blues, por inclível que pareça, durante esse "período de tristeza" eu não fiz o diagnóstico, eu não percebi que precisava de ajuda... Eu só sentia um cansaço que nunca tinha sentido antes (nem durante os plantões médicos rs.), um desânimo sem fim, parecia que minha vida tinha encerrado ali e que minha única função era me doar totalmente ao meu bebê. Isso durou uns 3 meses, mas só melhorei 100% quando voltei a trabalhar. Imagina uma TPM que não passa somada à noites sem dormir.

Não resolvi falar deste tema à toa. Nestes últimos dias foi o assunto mais discutido entre as mulheres que conheço e que tiveram bebês, praticamente todas tiveram Baby Blues e algumas Depressão Pós-Parto. Infelizmente, nem todos compreendem esse mal e nem todas as mulheres recebem ajuda de verdade. Grande parte das pessoas preferem julgar ou arrumar argumentos para justificar os sintomas. Na realidade, as pessoas não tem conhecimento sobre esse "Mal das Puérperas Modernas"!

O que eu tenho a dizer à essas mulheres é que esses sentimentos vão passar e vocês curtirão de verdade a maternidade, que é linda sim! Procurem ajuda, pois, apesar deste problema ser muito comum, não é normal sentir tanta tristeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...