Olá pessoal!
Neste post estão informações obtidas no 11º Congresso de Clínica Médica.
Infecções do trato urinário - recorrência e recidiva
Relembrando o significado de alguns termos técnicos:
RECIDIVA: é uma reinfecção devido ao mesmo organismo anteriormente isolado e debelado do trato urinário. Ocorre em torno de 6 semanas após o término do tratamento e mais comumente em torno de uma semana.
RECORRÊNCIA: é a reinfecção após completar-se o tratamento e é causada por um microorganismo diferente daquele anteriormente isolado.
A infecção do trato urinário (ITU) é mais comum em mulheres sexualmente ativas e mulheres no climatério (urina residual na bexiga). Algumas mulheres tem maior predisposição genética para reinfecção por E. coli, pelo aumento da adesão desta, geralmente nesses casos ocorrem mais de 2 episódios em 6 meses ou 3 episódios em 1 ano (recidiva).
A profilaxia pode ser realizada de forma continua com baixa dose de antibiotico (ATB) durante mais ou menos 1 ano e é considerada uma solução temporária. ATB usados:
- Bactrim (Sulfametoxazol + Trimetoprima) porém altera a flora intestinal;
- Nitrofurantoína não altera a flora, mas pode causar fibrose pulmonar (+usado).
- Cefalexina;
- Norfloxacina: não usar em gestantes;
O uso de ATB profilático durante longo período pode desencadear asma, infecção por Candida albicans e alterar a flora bacteriana intestinal.
Analisar risco-benefício para adotar esse tratamento, segundo o palestrante a profilaxia pós-coito expõe menos a paciente aos efeitos colaterias e tem o mesmo controle dessas recidivas. A indicação é tomar o ATB à noite para ele agir por mais tempo dentro da bexiga. Alguns médicos indicam que suas pacientes acrescentem na dieta sucos ricos em Vitamina C, por diminuir o pH urinário e aumentar a imunidade, e o suco de cramberry diariamente, essas alterações na dieta podem ajudar, porém não tem comprovações científicas ainda. Algumas mulheres podem ter complicações dessas recicivas como cálculos infectados que aparecem como dor lombar, sempre ficar em alerta também para pielonefrite.
Portanto, mulheres que sofrem com recidivas devem ter alguns cuidados como forma de prevenir a reinfecção, como alimentar-se bem para manter uma boa imunidade, urinar sempre antes e pós-coito, se possível acrescentar na dieta sucos ricos em Vit. C e até mesmo o suco de cramberry. Fazer um dos tratamentos profiláticos com ATB se o médico achar necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário