segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Aleitamento Materno é Tudo de Bom: Parte 2!

Olá queridíssimos leitores,

Continuando nosso projeto "Aleitamento é TUDO DE BOM"... Vamos falar sobre a composição do leite materno hoje.

Muitas mulheres falam que seu "leite é fraco" ou que o famoso "colostro" não é nutre seu bebê, tuuudo isso é mito! Para quem não sabe... O colostro é o leite materno dos primeiros dias (até 7º dia) após o parto, ele tem mais proteínas e menos gorduras que o leite maduro. Além disso, é rico em:
  • Anticorpos materno e leucócitos, por isso protege contra infecções e alergias.
  • Betacaroteno, precursor da vitamina A, que reduz a gravidade de alguma infecções, como sarampo e diarréia.
  • Fatores de Crescimento, aceleram a maturação intestinal, por exemplo.
  • Ação laxativa, importante para o bebê expulsar o mecônio, ajudando assim, a prevenir icterícia (cor amarelada na pele por aumento de bilirrubina).
Perceberam como o colostro não tem nada de fraco?! Ele é perfeito para estes primeiros dias de vida do bebê. Ah! Claro, por ter baixa concentração de gordura, não dá tanta saciedade, por isso o bebê mama toda hora.


O leite maduro é aquele secretado após o 7º-10º dia pós-parto, sendo este dividido em leite anterior e posterior. A principal diferença é que o leite posterior tem mais concentração de gordura (calorias) e aumenta a saciedade, este leite é aquele do final da mamada. Por isso, a importância da mãe deixar o bebê mamar bem em cada mama.

O leite maduro é riquíssimo em elementos de defesa. Lembrem-se que o recém-nascido não tem seu sistema de defesa (imunológico) maduro ainda! Alguns destes elementos presentes são: Imunoglobulinas (Ig) A secretora, M, G, Vitamina A, C e E, lactoferrina, lactoferricina, lisozima, fator bífidus, K-caseína, alfa-lactoalbumina... Acho que já notaram a quantidade de elementos esse leite tem, de maneira geral, eles fazem de tudooo para não deixar nenhum patógeno causar infecção no bebê.


Além disso, o leite materno apresenta:
  • Ferro melhor absorvido do que o ferro do leite de vaca;
  • Melhor proporção cálcio e fósforo (2:1) ajudando a absorção pelo osso;
  • Ácidos graxos essenciais em maior quantidade, que auxilia na mielinização (desenvolvimento e inteligência);
  • Proteína em quantidade adequada e de fácil digestão, já o leite de vaca apresenta em quantidade excessiva e de dificil digestão, por isso a sensação de saciedade é maior com o leite de vaca;
  • Quantidade de água suficiente no leite materno para o bebê, já no leite de vaca é insuficiente, sendo assim necessário oferecer extra.
  • Vitaminas suficientes e elementos de defesa, já o leite de vaca não tem.
Você tem dúvida que o leite materno é tudo de bom e miiil vezes melhor que o leite de vaca para o bebê?!

O próximo post será sobre a técnica correta de amamentação. Até mais :)

2 comentários:

  1. Vanessa meus parabéns pelas suas áreas de interesse. É bom notar jovens assim determinados e já tomando posições claras. Estas páginas suas diretas devem estar ajudando muitas pessoas. Eu já um pouco mais andado nesses caminhos escrevo movido por preocupação semelhante à sua no http://boasaudeonline.net onde postei um texto sobre aleitamento materno. visite, será bem vinda.

    ResponderExcluir
  2. Olá Francisco, obrigada. Visitei sua página, muito bacana...Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...