sexta-feira, 30 de março de 2012

Os Benefícios do Chocolate: Para comer sem (tanta) culpa na páscoa!

Oi queridos leitores!


Este é o post com um tema mais descontraído que prometi para vocês... Afinal, a Páscoa está chegaaandooo... Quando falamos dela, logo lembramos de ovos de CHOCOLATE, que delícia!!! Então, vamos saber um pouco mais sobre os benefícios do chocolate, assim quem sabe, dimimui um pouquinho nossa "culpa". (Todos sabem que o verdadeiro significado da páscoa é outro, mas não entrarei na questão religiosa, ok?!).
Vocês perceberam que sempre tem pesquisas divulgando algo sobre os chocolates?! Pois é, já tem um tempinho que ele está suuuuper em  alta!!!
Encontrei alguns estudos que comprovaram que as substâncias contidas no chocolate, ou melhor, no cacau tem ações bem interessantes no nosso organismo, como:
  • Ajudar na perda de peso, por interferir na produção de leptina (hormônio da saciedade).
  • Melhorar o humor, pela produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação do prazer). Deve ser por isso que as mulheres o desejam muitooo na TPM (risos).
  • Ação Antiinflamatória, por melhorar a secreção de adiponectina, evitando aterosclerose e diabetes.
  • Ação Antioxidante, pois contém flavonóides, assim evitando lesões orgânicas pelos radicais livres.
  • Melhorar a oxigenação dos tecidos (até mesmo do cérebro e coração), pelo aumento do fluxo sanguíneo proporcionado pela cafeína.
  • Aumentar o HDL (colesterol "bom") e Diminuir o LDL (colesterol "ruim"), pois contém ácido oléico (ômega-9) e flavonóides.

Portanto, os estudos afirmam que o chocolate ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, cerebrais e até o câncer, além de poder ajudar a controlar a pressão arterial (ainda em estudo...). Maaas calminha ai, a quantidade máxima que deve ser ingerida por dia é de 30 gramas (uma barra pequena). Pois é, como todos sabem ele é muito calórico. Um detalhe fundamental é que o chocolate AMARGO apresenta mais benefícios, pela maior concentração de cacau, menor concentração de açúcar e menos gorduras saturadas.
A sugestão dos especialista é comer com moderação, afinal tudo em excesso é ruim. Outra dica é comer após uma refeição rica em fibras, por diminuir a absorção do açúcar e não ter o rebote glicêmico, que ocorre geralmente após comer doce em jejum, onde a glicemia sobre rapidamente, a produção de insulina aumenta muito, assim caindo os níveis glicêmicos muito rápido, consequentemente aumentando a vontade de comer mais doce. Os Paciente diabéticos podem comer, mas o amargo DIET e com moderação!!!

Feliz Páscoa, um pouquinho adiantado :)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...