terça-feira, 3 de abril de 2012

"Doutor, você disse VIROSE???"

Olá queridos leitores!

Sim, a famosa virose. Acredito que muitos pacientes perdem a credibilidade no médico quando ele fala esse diagnóstico. Que preconceito é esse com a virose gente??? (risos). Esses pacientes já imaginam  "humm, esse médico está com dúvida", "iih! Com essa cara de recém formado não sabe nada mesmo" ou  "vou ter que procurar outro médico para tratar"... Até um tempo atrás eu pensava bem assim, porque acredito que devemos excluir todas as possibilidades antes de dar esse diagnóstico que parece tão vago, mas às vezes, o quadro clínico é tão clássico que não conseguimos fugir disso.

Os sintomas de virose são bem típicos, mal-estar geral (prostração), dor muscular pelo corpo todo (mialgia), dor de cabeça (cefaléia), febre, dor abdominal, diarréia, náusea e/ou vômitos. Pode ter coriza, dor de garganta e abstrução nasal também.

No primeiro momento, esses achados são comuns em infecções virais e bacterianas, por isso o médico trata sintomaticamente (alimentação leve e saudável, beber muita água, analgésico para dor, antitérmico para febre, antiemético para náusea e vômito...) e acompanha a evolução do paciente.

Concordo que algumas vezes esse diagnóstico é duvidoso, principalmente quando o médico fala virose e prescreve antibiótico "logo de cara" (em casos não complicados). Por exemplo, a gripe é causada pelo vírus Influenza e o tratamento é sintomático, assim não é recomendado o antibiótico (ATB). Porém se ocorrer infecção bacteriana secundária, o uso de ATB está justificado.

Vocês devem estar pensando... "Qual o objetivo desse post? A gente já sabe de tudo isso..."
Primeiro quebrar (um pouco) o preconceito do diagnóstico "virose" e, 
Segundo lembrar vocês (profissionais da área da saúde) que apesar de ser uma doença auto-limitada, precisamos ficar atentos às possíveis complicações. Por exemplo:

Dengue, que também é causada por vírus,  requer um acompanhamento médico durante a doença, então é importante diferenciarmos esta das outras viroses, assim ficamos atentos as manifestações da forma hemorrágica se houver, pois esta pode até levar ao óbito.

A gripe, o paciente pode evoluir depois de algumas semanas para uma pneumonia.

As gastroenterites virais (diarréia e vômito), principalmente em idosos e crianças, podem causar intensa desidratação e agravar o quadro.

Quem tiver um outro exemplo ou alguma observação a fazer, comente no post para discutirmos o assunto. Até mais :)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...