sexta-feira, 16 de março de 2012

Projeto Acerto: Pré e Pós-Operatório!

Olá Pessoal!

Essa semana participei do Projeto Acerto e achei muito interessante. Esse projeto iniciou na Universidade Federal do Mato Grosso baseado no ERAS (Enhanced Recovery After Surgery-Europeu) e foi adaptado a realidade brasileira.

"O projeto Acerto (ACEleração da Recuperação TOtal Pós-operatória) é um programa que visa acelerar a recuperação pós-operatória de pacientes. Baseado em programa europeu já existente (ERAS - Enhanced Recovery After Surgery) e fundamentado no paradigma da medicina baseada em evidências, o projeto ACERTO é antes de tudo um programa educativo."

O objetivo é diminuir a mortalidade, morbidade, hospitalização e consequentemente custos hospitalares dos pacientes cirurgicos.

Nesse evento vieram médicos (cirurgiões, anestesistas...) e nutricionistas do Brasil todo, além do presidente do ERAS (Dr. Olle Ljundqvist). Percebi que muitos vieram ao encontro, pois desejam implantar o Projeto Acerto nos hospitais que trabalham ou administram.

Nessa figura estão as condutas estabelecidas pelo Projeto Acerto!


Selecionei alguns tópicos para explicar melhor...
  • Jejum pré-operatório: Na conduta tradicional o jejum é de 8h ("Nada por via oral após a meia noite").  Segundo a ESPEN (European Society for Parenteral and Enteral Nutricion) o protocolo é jejum de sólidos 6h, líquidos até 2h antes da cirurgia e recomendam ingerir bebida rica em carboidrato 2h antes. Eles comprovaram que assim diminui a ocorrência de vômitos e nauseas no pós operatório, aumenta o pH gástrico (menos lesão se broncoaspirar), diminui a resistência periférica à insulina, melhora resposta imune e previne a perda de nitrogênio no pós-operatório. Pacientes com DRGE, Obstrução Intestinal, Diabético e Obeso não fazem parte desse protocolo.
  • Pacientes com câncer (principalmente de cabeça, pescoço e aparelho digestivo) é recomendado utilizar imunonutrientes ( Arginina, Omega 3 e nucleotídeos) durante 14 dias antes da cirurgia. Apesar do aumento do custo no primeiro momento, depois isso é compensado pelo menor tempo de internação pós-op, menos chance de pneumonia (infecções) e melhor capacidade funcional do paciente. Esses imunonutrientes não elevam a dosagem sérica de albumina e não aumentam IMC. Pacientes desnutridos devem receber alimentação apropriada antes de fazer o procedimento.
  • Realimentação precoce no pós-operatório: A recomendação é que realimente o paciente hemodinâmicamente estável de 12 à 24h após a operação. Antigamente temiam fistulização com essa conduta, mas os estudos confirmaram que a dieta precoce é segura.
  • Preparo mecânico do cólon: De maneira geral, a recomendação é que não faça o preparo do cólon, pois o paciente tem mais chance de ir para a cirurgia com deficiência de sódio, potássio, fósforo, hipotensão, hipovolemia...
No simpósio, todas essas novas práticas foram baseadas em evidências e confirmaram que está na hora de mudar alguns conceitos milenares da prática cirurgica para diminuir complicações e melhorar a readaptação do paciente no pós operatório. Vale ressaltar que essas condutas são para cirurgias eletivas. Quem tiver curiosidade, entre no site www.projetoacerto.com.br .Até mais :)


Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog, estou adorando tudo que estou lendo, você faz uma síntese muito boa e sabe o foco dos temas. Parabéns de verdade!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...