Oi queridos leitores,
A Dermatite de Contato ou Eczema de Contato é uma dermatose de etiologia exógena, onde um agente externo em contato com a pele causa uma reação inflamatória. Os locais geralmente acometidos são: mão, face, pescoço, pés e antebraços. Conforme sua etiopatogenia pode ser classificada em:
- Eczema de Contato por Irritação Primária surge após exposição única ou repetida a agentes agressores sem desencadear uma reação imunológica. É a forma mais comum de eczema de contato, sendo principalmente relacionadas às atividades ocupacionais.
- Eczema Alérgico de Contato é uma reação imunológica do tipo IV ou seja quando a substância entra em contato com a pele é capaz de ativar o sistema imunológico, especialmente os linfócitos T e desencadear a resposta inflamatória.
- Eczema de Contato Fototóxico é desencadeado por substâncias que se transformam em elementos fototóxicos pela ação da radiação UVA. Não ativa o sistema imunológico.
- Eczema de Contato Fotoalérgico é uma reação imunológica do tipo IV na presença comcomitante do fotoalérgeno e da reação apropriada.
- Eczema agudo: presença de eritema, edema e vesículas;
- Eczema subagudo: exsudação e crostas;
- Eczema crônico: liquenificação.
No ambulatório geral de dermatologia aparecem vários casos de eczema de contato diariamnete. Vou mostrar algumas fotos para vocês que tirei de uma paciente de 54 anos que procurou o ambulatório, que há um ano sofre com prurido, descamação e eritema nos pés e nas mãos.
Observem a presença de hiperqueratose plantar e liquenificação. Uma das condutas para estes pacientes é a interrupção do contato com o possível agente causal (sabão, detergente, produto de limpeza...), além disso é sempre indicado o teste de contato.
Até mais :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário