sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Aleitamento Materno: Cuidados com a Mama!

Olá queridos e queridas,


Continuando nosso projeto: "Aleitamento Materno é Tudo de Bom"... Neste post vamos falar sobre os cuidados com a mama, afinal como profissionais da saúde é de extrema importância sabermos orientar nossas pacientes.

  • Quando a mama estiver tensa por estar muito cheia de leite é recomendado que antes de amamentar a mulher faça a ordenha manual da aréola e massagem delicadamente com movimentos circulares, assim esvaziando um pouco a mama a pega será facilitada e a mulher sentirá mais confortável, além de prevenir a ocorrência de mastite. Este manejo pode ser utilizado se a mama estiver tensa, como citei, ou no ingurgitamento mamário.
  • A sustentação da mama com uso ininterrupto de sutiã com alças largas e firmes alivia a dor e mantem os ductos em posição anatômica. Indicado para todas mulheres em amamentação, principalmente as que apresentam ingurgitamento mamário.
  • As compressas frias ou (gelo envolto em tecido) ajudam aliviar a dor e o edema, mas devem ser realizadas após ou no intervalo das mamadas, por no máximo 20 minutos, para não ocorrer o efeito contrário (rebote). Nada de compressas quentes, ok?!
  • É importante manter os mamilos secos, assim deve expo-los ao ar livre e à luz solar, lembrando que a luz solar tem ação cicatrizante sobre os mamilos machucados (nada de exageros). Também vale lembrar que se tiver vazamento de leite é importante trocar o forro ou sutiã.
  •  Não utilizar produtos que retiram a proteção natural do mamilo, como sabão, álcool ou qualuqer produto secante.
  • Deve-se colocar o dedo indicador ou mínimo no canto da boca do bebê antes de retirá-lo do peito se a amamentação precisar ser interrompida, evitando assim lesão mamilar.
  • Não utilizar protetores de mamilo, pois não são eficazes e podem causar lesão no mamilo.
  • A má pega também pode causar lesões mamilares, aprenda como deve ser a pega adequada aqui! 
 A mamãe deve cuidar da mama para evitar intercorrências ou evitar complicações se essas já estiverem presentes. Sempre procure seu médico se dúvida ou se perceber alguma alteração.

Estamos quase acabando nosso projeto... O próximo e último será sobre "mitos e verdades sobre o aleitamento materno".

Até breve!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...