Olá leitores queridos,
Continuando nosso Projeto, "Leite materno é tudo de bom"( Parte 4), vamos conversar um pouco sobre as vantagens para a mamãe desse ato de amor.
A amamentação aumenta o laço afetivo entre mãe e filho, deixando ambos mais confiantes e seguros, além disso, outros benefíos já foram comprovados, como:
- Diminui sangramento pós-parto e o útero volta mais rápido ao tamanho normal.
- Evita nova gravidez, pois é um excelente método anticoncepcional nos primeiros 6 meses após o parto, desde que esteja alimentando o bebê exclusivamente com o leite materno e não tenha menstruado ainda.
- Protege contra o câncer de mama, diminui o risco em 4,3% a cada 12 meses de amamentação. Fato!!!
- Dimunui o risco de desenvolver diabetes tipo 2, este diminui 15% a cada 12 meses de lactação.
- Menor custo financeiro, afinal não precisa comprar leite de fórmula ($$$) e protege mais o bebê contra doenças, assim economiza com internação e medicamentos.
- Volta ao peso habitual mais rápido (todas adoram essa parte, risos.)
Realmente, a amamentação só traz benefícios para a mãe e para o bebê. Incentive a amamentação e procure informações para orientar corretamente a mãe. Nada contra os conselhos da vizinha ou da tia, mas já vi muitas crianças desnutridas ou alimentadas de forma errada por conta das mães terem parado de amamentar antes da hora e introduzido precocemente outros alimentos por conta destes "conselhos".
Lembre-se... Não existe leite fraco!
No próximo post, falaremos sobre os cuidados com a mama.
Até mais :)
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirEu não conhecia esses benefícios todos que a amamentação trás para a mãe! Sabia apenas que protege o bebê e evita gastos com leite (o que já são duas coisas maravilhosas e motivo o suficiente para não parar de amamentar tão cedo). Estou curtindo muito seu blog, quero fazer medicina e por isso visito muitos blogs do tipo. O seu com certeza ficará na minha lista de favoritos :) beijos!
www.atrasdodiploma.blogspot.com.br